Como Funciona a Terapia 

A terapia é totalmente online e funciona da seguinte forma:

  1. Sessão de Avaliação Inicial: Na primeira sessão, ouvimos as queixas que levaram o paciente a procurar ajuda. Em seguida, o paciente conhece o modelo de tratamento, suas principais características e como o processo ocorrerá. 
  2. Sessão de Resolução de Problemas: A segunda sessão é dedicada à resolução de problemas, funcionando como uma sessão de atuação clínica onde as questões do paciente estão sempre em pauta.
  3. Intervenções Clínicas: As sessões subsequentes são chamadas de intervenções clínicas. Durante essas sessões, as dificuldades do paciente são abordadas para que os pensamentos disfuncionais sejam questionados e a flexibilidade frente aos eventos seja restaurada.

Principais Características do Processo Terapêutico:

  1. Aliança Terapêutica: Presente o tempo todo no processo, a aliança terapêutica é determinante para ocorrerem mudanças significativas no paciente.
  2. Terapia Colaborativa: Tanto o paciente quanto o terapeuta têm papéis ativos nesta abordagem. A atuação do terapeuta é determinante para a evolução da terapia.
  3. Duração Curta: O prazo de duração da terapia é curto, variando entre 12 e 24 sessões.
  4. Focos da Terapia: A terapia foca na flexibilidade dos pensamentos, resolução de problemas e na treinabilidade do paciente no modelo da terapia, tornando-o seu próprio terapeuta.
  5. Foco no Presente: Embora a história pregressa do paciente seja considerada, a TCC atua principalmente nos problemas atuais, proporcionando alívio imediato e estabilidade do humor. A melhoria da vida do paciente no presente e no futuro próximo é um ponto chave.
  6. Ferramentas Diversas: Utilizam-se várias ferramentas para mudar estratégias e pensamentos disfuncionais trazidos pelo paciente.
  7. Abordagem Socrática: O terapeuta adota uma abordagem socrática, levando o paciente a questionar constantemente a forma como pensa e reage às situações do cotidiano.
  8. Abertura a Críticas e Sugestões: O terapeuta é aberto a críticas e sugestões quanto ao processo terapêutico, oferecendo apoio nas dificuldades de enfrentamento que o paciente possa ter. Jamais empurra o paciente na direção que escolhe e determina.
  9. Ética e Segurança: O contato entre terapeuta e paciente é regido pela ética. O ambiente terapêutico é seguro e protegido pelas leis de responsabilidade profissional.

Conte comigo neste processo de mudança!

Paulo Moraes